quinta-feira, 20 de agosto de 2015

CEREBELO: LOCALIZAÇÃO, FUNÇÃO E LESÃO

O cerebelo é a segunda maior porção do encéfalo. Ele está atrás do bulbo e da ponte, e abaixo dos lobos occipitais do telencéfalo. 

http://simaia.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
O cerebelo consiste de dois hemisférios cerebelares. A superfície do cerebelo denominada córtex cerebelar consiste de substância cinzenta. Sob o córtex, há tractos de substância branca que lembram os ramos de uma árvore. Profundamente dentro da substancia branca, há massas de substância cinzenta, os núcleos do cerebelo. O cerebelo está unido ao tronco do encéfalo por três pares de feixes de fibras denominados pedúnculos cerebelares. 
http://www.auladeanatomia.com/neurologia/cerebelo.htm
O cerebelo compara o movimento pretendido programado pela áreas motoras no telencéfalo com o que está realmente ocorrendo. Ele recebe constantemente informação sensitiva dos músculos, tendões e articulações, receptores do equilíbrio e receptores visuais dos olhos. O cerebelo auxilia a uniformizar e coordenar as sequências complexas de contrações dos músculos esqueléticos. O cerebelo é a principal região do encéfalo que regula a postura e o equilíbrio, e torna possível todas as atividades motoras habilidosas, desde apanhar uma bola de beisebol até dançar.


A lesão do cerebelo por trauma ou doença cria sintomas envolvendo os músculos esqueléticos. Os efeitos no corpo estão no mesmo lado lesado do cerebelo, devido a um cruzamento duplo de tractos dentro do cerebelo. Pode haver falta de coordenação muscular, denominada ataxia (a=sem; taxis=ordem). As pessoas com olhos vendados e com ataxia não podem tocar o ápice do seu nariz com um +dedo pois não podem coordenar o movimento com seu senso de localização da parte do corpo. Outro sinal de ataxia é um padrão de fala alterado devido a não-coordenação dos músculos da fala. A lesão cerebelar também pode resultar em distúrbios da marcha (andar cambaleante ou movimentos anormais de angulação) e tortura. O álcool inibe o cerebelo e os indivíduos que consomem muito álcool mostram sinais de ataxia.

http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Ataxia+Cerebelar&lang=3


3 comentários: